Classificação dos Esportes: educação, participação e performance – por Weber Micael da Silva.

Weber Micael da Silva
Weber Micael da Silva

Weber Micael da Silva explica que o Esporte Educacional tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. 

Weber Micael da Silva continua sua explicação sobre o Esporte Educacional dizendo que é praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer. 

Sobre o Esporte de Participação, Weber Micael da Silva diz que é praticado de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e da educação e na preservação do meio ambiente. 

Weber Micael da Silva relata que é comum observarmos as pessoas se organizando para jogar futebol, basquetebol, voleibol e outros esportes em espaços públicos de lazer e esporte, nos clubes, nas praias, nas ruas e também em algumas instituições de ensino que cedem espaços para a realização de tais atividades nos finais de semana ou nos períodos de ociosidade das atividades cotidianas.

Por fim, para explicar o Esporte de Performance, Weber Micael da Silva diz que traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui