Como deve ser o treino para iniciantes?

É comum pessoas iniciantes no mundo dos exercícios terem dúvidas sobre quantos dias treinar, quantas repetições, quais exercícios fazer e várias outras perguntas comuns de quem não está acostumado. O amante de esportes Weber Micael da Silva vai esclarecer algumas dúvidas.

Muitos aspectos precisam ser considerados antes do início de qualquer atividade física. Você deve checar se seu estado de saúde é compatível com a prática que você deseja realizar, qual o tempo disponível que você possui para se dedicar a isso e onde esses treinos serão realizados.

Pode começar direto com musculação?

Os exercícios vão depender de qual é o seu objetivo, se for emagrecer os aeróbicos são mais eficientes, se quiser ganhar massa aposte na musculação, aponta Weber Micael da Silva. O ideal é mesclar os dois tipos de exercício na sua rotina, independente se for todo dia ou com menos frequência.

Pode treinar todo dia?

É uma das dúvidas mais frequentes dos iniciantes. É permitido treinar todos os dias desde que os músculos trabalhados sejam intercalados. Os treinos devem ser alternados a fim de evitar que a musculatura fique sobrecarregada e prejudique seu corpo. A parte do descanso é tão importante quanto a do treino. 

Controle as expectativas

Muitas pessoas cometem o erro de achar que na primeira semana já vão aparecer os resultados, aponta Weber Micael da Silva. Entretanto, a prioridade no início é desenvolver a coordenação e a resistência muscular. Só depois que os músculos estiverem acostumados com os exercícios eles irão crescer. 

O resultado é mais rápido se o treino for mais intenso?

A intensidade vai ser muito importante, porém não no início, afirma Weber Micael da Silva. O primeiro passo é fazer com que tanto o corpo como o cérebro passem pela adaptação. Com o passar do tempo sua coordenação motora estará melhor, bem como sua flexibilidade e os resultados serão visíveis. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui