Como fazer um planejamento estratégico de marketing

O empresário Marco Antonio Carbonari é um empreendedor de sucesso no ramo de vinhos, por isso, detém grande conhecimento e experiência no mercado. Desse modo, convidamos o empresário para discorrer sobre a importância e funcionalidade do planejamento estratégico de marketing dentro de uma empresa. Portanto, se você é empreendedor e deseja saber como alavancar o seu negócio, este artigo é para você.

Obtenha insights sobre seu público-alvo

A primeira dica de Marco Antonio Carbonari é definir as características principais do seu público-alvo e, para isso, é necessário conhecê-lo. O resultado e a consequência de obter conhecimento acerca do seu público-alvo é o aumento exponencial de vendas, afinal, você saberá direcionar as estratégias de marketing de maneira assertiva. Desse modo, pode-se dizer que as prioridades de um plano estratégico de marketing também incluem uma sólida compreensão do público-alvo da empresa.

O empresário Marco Antonio Carbonari explica que não faz sentido pensar em estratégias para atingir os consumidores se você não entende quem eles são ou quais são suas reais necessidades. Portanto, defina o público que sua empresa quer atender, mas saiba também quem são os principais clientes.

Feminino, masculino ou ambos? Qual é a faixa etária? renda? Em que área você está? É mais fácil e confiante para uma empresa pensar em estratégia quando há um público-alvo. Dessa maneira, para traçar um planejamento estratégico de marketing, o empresário Marco Antonio Carbonari afirma que é necessário delinear tais elementos.

Defina os canais de comunicação 

Outro ponto importante que Marco Antonio Carbonari traz à tona é a definição dos melhores canais para trabalhar com o público interessado nos serviços ou produtos da sua empresa. Defina quais canais serão incluídos em sua estratégia e plano de ação e como você irá inovar em cada canal. Será em uma loja física ou loja virtual? Há diversos canais, como site, mídia social ou e-mail marketing, vídeos, podcast ou blog, ou então, mídia paga ou patrocínio etc. 

Faça análise de mercado

O empresário Marco Antonio Carbonari enfatiza que antes de definir um plano estratégico de marketing é necessário conhecer a fundo o mercado. Desse modo, faça uma pesquisa sobre a área de atuação da sua empresa e veja o que seus concorrentes oferecem na mesma área. Neste ponto, é importante listar as principais diferenças do concorrente, os canais que ele usa e suas campanhas de marketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui