Conheça as diferenças entre as espécies das uvas

O proprietário da vinícola Villa Santa Maria, Marco Carbonari é um grande entusiasta do universo do vinho, sendo o responsável pelos grandiosos vinhos Brandina. Hoje, Carbonari nos revelou que as uvas são divididas em duas espécies: a Vitis Labrusca e a Vitis Vinífera. Quer saber qual a diferença entre elas? Continue lendo:

Esses grupos, de acordo com Marco Carbonari, separam as uvas de mesa das uvas finas. As uvas da espécie vitis labrusca são nativas da América do Norte, costumam ter cachos grandes repletos de frutos atraentes e fortes, ideais para o consumo após colheita ‘ao natural’.

Marco Carbonari explica que essas uvas são, normalmente, utilizadas para a produção de sucos e geléias, porém, são usados para elaborar alguns vinhos, os quais são chamados de vinhos de mesa, que possuem menos complexidade e teor alcoólico do que os vinhos finos e, por esse fator, acaba agradando mais facilmente os iniciantes na degustação de vinhos.

O aroma e sabor, por mais que sejam, na maioria das vezes, intensos, não possuem amplitude, o que torna a bebida mais rústica.

Já a espécie de uvas Vitiviníferas, produz os chamados ‘vinhos finos’. Marco Carbonari explica que as castas são, em grande maioria, de origem francesa, possuintes de uma variedade de estilos e sabores riquíssimos. Como as Vitis Viníferas estão espalhadas pelo mundo, se adaptam a diversos terroirs, desenvolvendo personalidades e características distintas umas das outras, proporcionando assim, vinhos complexos e intensos.

Marco Carbonari informa que os vinhos elaborados a partir de uvas Vitis Viníferas seguem, também, um processo de elaboração muito mais minucioso e padronizado, ao contrário dos vinhos de mesa provenientes das Vitis Labruscas, que não seguem regras fixas para a elaboração das bebidas.

Quer saber mais sobre o universo dos vinhos e ainda vivenciar uma experiência inesquecível? Marco Carbonari convida todos a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. Basta agendar pelo WhatsApp: (12) 9 9649-2728.

Para mais informações, acesse: www.villasantamaria.com.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui