Conheça o Trekker Trek, uma competição de tratores

Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho

O Trekker Trek atrai cada vez mais apaixonados pela máquina e pela adrenalina. Fernando Siqueira Carvalho, grande conhecedor de veículos automobilísticos, está sempre por dentro do que acontece na área. Hoje ele irá nos contar um pouco mais dessa modalidade que poucos conhecem, mas que está se tornando uma febre no Brasil e na Holanda.

Trekker Trek é uma modalidade de corrida que envolve tratores altamente modificados, por exemplo: são acoplados mais de um motor, às vezes chegando a seis e movidos a etanol. Os pilotos competem em uma pista de 100 metros no qual o objetivo é ver qual máquina, equipada com um “trenó”, puxa mais peso. Então, o campeão é aquele que conseguir o full pull: percorrer a maior distância com a maior quantia de peso.

O Trekker Trek foi inventado em 1929 em Ohio, Estados Unidos. Fernando Siqueira Carvalho diz que a prática começou no período da entressafra, quando muitos fazendeiros não tinham o que fazer e, então, começaram a puxar pedras com os tratores. A “brincadeira” foi se tornando séria e ,com isso, em 1968, inventaram uma categoria específica para a competição; foi neste momento que começaram a aparecer tratores modificados. Na década de 70 o esporte chegou à Europa, mais especificamente à Holanda, em 1977, sendo realizado até hoje.

 O esporte chegou ao Brasil em 1992, na cidade de Holambra, e já no ano seguinte começaram as competições oficiais, com a participação de Aguaí-SP e Rio Verde-Go. O Trekker Trek já foi realizado por várias cidades e estados, mas nos dias atuais é comum ser realizado em Holambra-SP, em Junho, Julho ou Agosto, e na cidade paranaense de Castro-Castrolanda, em Agosto.

Os tratores brasileiros não são tão potentes quanto os estadunidenses e europeus, que chegam a ser equipados com blower e turbos, mas Fernando Siqueira Carvalho diz que a vantagem nacional é ter tratores divididos em duas categorias: agrícolas (tratores originais) e de categoria livre (altamente potentes). Na categoria livre, os tratores chegam a arrastar 100t.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui