Deise Zuqui explica todas as etapas do cronograma capilar

Deise Zuqui
Deise Zuqui

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos, composta por três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. Deise Zuqui, uma grande consumidora de conteúdos capilares, conta que cada etapa do cronograma oferece uma solução específica para os fios danificados.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da curvatura, até mesmo os que estão em transição. Para cada caso é um tratamento único de como a maneira do cabelo deve ser cuidado para tornar o fio saudável. Para identificar o que seu cabelo precisa e montar seu cronograma, é só fazer o teste de porosidade. Você vai precisar de:

  • Uma vasilha com água;
  • Um fio de cabelo arrancado da raiz.

Coloque o fio na superfície da água e veja o que acontece. Se ele boiar, precisa de hidratação; se afundar, precisa de reconstrução e se não afundar e nem boiar, nutrição. Para um bom resultado, Deise Zuqui diz que é importante intercalar os tratamentos, dentro de um período de 4 semanas. Então, após descobrir o resultado do teste, é só montar o cronograma de acordo com a maior necessidade.

  • Foco na hidratação: Talvez seja a etapa mais conhecida, a hidratação repõe a água e os nutrientes essenciais que o fio perde devido a resíduos de poluição ou água quente. Ela é responsável por dar brilho e maciez aos fios, então se o seu cabelo está quebradiço e ressecado, aposte nesse tratamento.
  • Foco na nutrição: Etapa mais comum em cabelos cacheados e crespos, devido a curvatura, que impede que a oleosidade natural chegue até as pontas, a nutrição é responsável por repor os lipídios do cabelo, ou seja, a oleosidade natural que cria uma película protetora para os fios, deixando-os mais brilhantes e alinhados. No entanto, Deise Zuqui recomenda ter cuidado, pois o excesso de nutrição pode deixar o cabelo oleoso demais, dando a aparência de ensebado.
  • Foco na reconstrução: Está sentindo os fios porosos, finos e quebradiços? Tem química no cabelo? Então o melhor caminho é a reconstrução. Para reverter essa situação, essa etapa age na restauração da fibra do fio, repondo as proteínas necessárias. O composto mais conhecido é a queratina, elemento natural do cabelo. Mas tenha cuidado, essa etapa é a mais forte e precisa de um intervalo mínimo de 15 dias para os fios não ficarem muito rígidos e quebrarem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui