Descubra as principais categorias do automobilismo mundial para acompanhar

Joni Ricardo Fernandes Duarte
Joni Ricardo Fernandes Duarte

Você já deve ter percebido como o automobilismo mundial é um dos esportes uw mais causam admiração e fascínio, não é mesmo? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte considera que tudo que envolve esse cenário — tecnologia de ponta, motores, show midiático, patrocínios milionários, entre outros —  tornam as corridas de carro um dos maiores entretenimentos do mundo. 

Não é à toa que existem uma variedade de corridas de automobilismo, seja com carros, motos ou, até mesmo, caminhões. Independente do veículo, há uma série de corridas para acompanhar durante todo ano e que ocorrem em diferentes regiões do mundo. Com uma legião de fãs, todos os gostos do universo dos veículos podem ser supridos com esse esporte que vai muito além da tradicional fórmula 1.

Confira, a seguir, algumas das principais modalidades de automobilismo mundial que ocorrem com carros:

Fórmula 1

De acordo com o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, a Fórmula 1 é a categoria mais avançada do automobilismo, com os melhores carros e pilotos competindo em pistas construídas para a modalidade ou em circuitos de rua fechados. As temporadas anuais ocorrem em 19 países de todos os continentes. Essas corridas contam também com os maiores patrocínios e investimentos em segurança. 

Fórmula Indy

Apesar de aparentar semelhanças com a Fórmula 1, a Fórmula Indy é bem diferente. O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte esclarece que essa modalidade conta com veículos mais pesados e resistentes, além de serem iguais para todas as equipes. Essa também é a categoria mais rápida do automobilismo, com veículos podendo ultrapassar 370 km/h em pistas ovais. 

Fórmula E

A Fórmula E é uma das categorias mais recentes da FIA, com a primeira disputa em 2014. Apesar de seguir no modelo monoposto da Fórmula 1 (apenas um piloto por veículo), os carros dessa modalidade são movidos a energia elétrica e, durante as corridas oficiais, a potência é limitada em 300 HP para todos os automóveis. 

NASCAR

A National Association for Stock Car Auto Racing (NASCAR) é, segundo o empresário e entusiasta do automobilismo, Joni Ricardo Fernandes Duarte, uma organização norte-americana responsável por controlar as diferentes competições de esportes a motor, em especial, o stock car. Ela existe desde 1948 e conta, atualmente, com três categorias: Monster Energy NASCAR Cup Series, a Xfinity Series e a Camping World Truck Series.

Dakar Rally

Por fim, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte indica a Dakar Rally, a modalidade com prova mais árdua e pesada do automobilismo mundial. Essa corrida de resistência dura quase duas semanas e passa por diversos países. Trata-se de uma competição aberta para amadores e profissionais, com praticamente qualquer veículo podendo participar. Por se tratar de uma prova perigosa, o desafio maior está em terminar a corrida. Além do mais, somando pilotos profissionais e amadores, ao todo já ocorreram 70 mortes durante as corridas que iniciaram em 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui