Descubra como o vinho tinto é elaborado

De acordo com Marco Carbonari, o vinho tinto é a variedade mais consumida no mundo, além de harmonizar perfeitamente bem com diversos alimentos. As castas utilizadas para a elaboração são, necessariamente, tintas, produzindo bebidas leves (como quando feito a partir da Pinot Noir) e extremamente encorpados (o caso da Cabernet Sauvignon).

Marco Carbonari revela que para que a bebida adquira a tonalidade escura, é necessário que as uvas sejam esmagadas, liberando o suco (mosto), o qual, em seu processo de fermentação, permanecerá em contato com as cascas por horas, dias ou até semanas.

Isso porque, Marco Carbonari explica, é a pele da uva que será responsável pela tintura do vinho, garantindo também, o sabor e os taninos da bebida. Sendo assim, quanto maior for o tempo do contato entre o mosto e as cascas das uvas, mais evidente e intenso será o resultado final.

Quando a bebida alcança a tonalidade desejada, segundo Marco Carbonari, ela é separada dos bagaços e passa para outro recipiente. Caso o vinho precise retornar para uma fermentação alcoólica, ela volta ao tanque e por lá fica até atingir o ponto necessário.

Após esse processo, o vinho segue para o recipiente de estágio, local onde ficará em repouso, podendo ser tanques de inox, ovos de cimento ou barril de madeira. Marco Carbonari informa que, normalmente, é nesse estágio em que a fermentação malolática acontece, diminuindo a acidez e deixando a bebida mais macia, entretanto, provoca uma diminuição no aroma do vinho.

Enfim, Marco Carbonari conta que após o estágio, o vinho vai para corte (elaboração de um vinho composto por mais de uma casta) ou segue varietal em seu engarrafamento.

Quer saber mais sobre a elaboração do vinho? Marco Carbonari convida a todos a uma visita a Villa Santa Maria, vinícola localizada no Vale do Baú em São Paulo. Além de oferecer uma experiência única, a vinícola possui uma Bruschetteria a qual você poderá com harmonizações únicas.

Saiba mais pelo site: villasantamaria.com.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui