Dicas para mulheres que desejam ocupar cargos de liderança

Pesquisas e estatísticas apontam que a parcela feminina em cargos de liderança é baixa em todo o mundo. Desse modo, é necessário expor o tema para tornar em evidência conteúdos tão importantes. Por isso, convidamos o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, grande estudioso acerca do mercado corporativo e mercado financeiro, para discorrer sobre essa questão. Portanto, se você também deseja saber mais sobre esse tema tão importante, acompanhe o artigo abaixo. 

Invista no seu conhecimento 

Um dos pontos centrais que Sergio Wilfrido Vasques Benitez traz à tona sobre essa questão é a importância de investir nos estudos e isso vale tanto para homens como para mulheres. Contudo, tendo em vista que a taxa de mulheres em cargos de liderança são baixas, mesmo apresentando altos índices de educação, é necessário que haja um alto investimento de tempo, dinheiro e energia em cursos de especialização, MBAs etc.

Estabeleça uma boa rede de networking

Outro ponto pertinaz que Sergio Wilfrido Vasques Benitez elenca é a necessidade de estabelecer boas conexões dentro do mercado de trabalho. Portanto, o velho ditado “é necessário saber entrar e sair”, entra em cena. Estabeleça boas relações com seus colegas de trabalho, faça networking (tanto físico, como digital).

Cuide da sua saúde mental

Por vezes, o mercado financeiro, corporativo e áreas correlatas podem acabar sendo tóxico com altos níveis de cobrança. Desse modo, uma das principais dicas de Sergio Wilfrido Vasques Benitez é cuidar do seu bem-estar físico e mental. Em situações vexatórias no ambiente de trabalho, saiba se impor e estabelecer limites, procure ajuda profissional e entre com tratamento terapêutico em casos necessários. Não invalide a importância de cuidar do seu emocional. 

Saiba equilibrar a vida profissional e pessoal

Além disso, por fim o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez ressalta uma questão muito importante: o equilíbrio da vida profissional e pessoal. Em nossa sociedade, é muito comum que o papel de cuidar e educar dos filhos, cuidar da casa etc seja apenas da mãe, com isso, a maioria das mulheres que trabalham em seus empregos formais levam o que chamam de jornada de trabalho. Novamente, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, enfatiza a importância de cuidar não só do seu físico, como mental. 

Procure dormir e se alimentar bem, além disso, procure por empresas que possuam boas políticas e cultura organizacional. Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que nem sempre é possível encontrar uma companhia que tenha como um de seus valores a empatia, o cuidado e o respeito por seus funcionários, contudo, essa situação está mudando e temos visto um processo e tendência de gestão humanizada. Portanto, não desista, nem desanime, continue se preparando para quando a oportunidade perfeita chegar. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui