O que fazer para aliviar a dor de cólica renal?

Marco Antonio Fortes
Marco Antonio Fortes

A crise renal é um episódio de dor intensa e aguda nas costas ou na área externa da bexiga causada pela presença de cálculos renais, pois eles podem causar inflamação e obstrução do fluxo urinário no trato urinário. Por isso, o Dr. Marco Antonio Fortes, especialista em urologia, nos explica que saber o que fazer para aliviar a dor o mais rápido possível é muito importante.

  • Remédios:

Para reduzir a dor intensa da crise renal, é importante usar medicamentos que possam ser tomados por via oral, na forma de comprimidos ou injeções. Às vezes, esses medicamentos são mais eficazes e podem ser aliviados mais rapidamente, como os antiinflamatórios, analgésicos e antiespasmódicos.

  • Água:

Durante uma crise de cólica renal, é comum um aumento repentino da dor. A primeira coisa é evitar beber muita água, porque o aumento da produção de urina também aumentará a pressão do sistema urinário, que foi bloqueado pela pedra, o que causará um sério agravamento da dor. No entanto, o Dr. Marco Antonio Fortes diz que isso não significa que beber água não seja importante para o tratamento de pedras nos rins. Para pessoas que não estão sofrendo de episódios agudos de cólica renal e estão em fase de prevenção do aparecimento de novas pedras é mais do que recomendado beber muita água.

  • Alimentação:

Na dieta de pacientes com doenças renais, é de extrema importância se afastar de  alimentos ricos em oxalatos, como espinafre, cacau, beterraba, amendoim, mariscos e frutos do mar, refrigerantes, café e alguns chás como o chá preto, mate ou verde. Também é recomendado evitar o excesso de vitamina C, excesso de proteína e ingestão diária não superior a 100 gramas.Além disso, é muito importante eliminar o sal da dieta.

Por fim, o Mestre em urologia Marco Antonio Fortes recomenda que não se faça muitos movimentos, pois quando se passa por uma crise real, o melhor a se fazer é ficar em repouso. Os movimentos, principalmente os bruscos, podem intensificar a dor e até mesmo agravar o quadro. Portanto, procure um médico para investigar a causa e a gravidade do problema, uma vez que a partir do diagnóstico será possível definir o tratamento mais adequado para a eliminação das pedras. Tome cuidado porque ao demorar para procurar um especialista, o caso pode piorar e precisar de cirurgia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui