Produção industrial cresce em quatro dos 15 locais pesquisados em julho

A produção industrial aumentou em quatro dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional na passagem de junho para julho, quando o índice nacional avançou 0,6%. A pesquisa, divulgada hoje (9) pelo IBGE, mostra altas no Pará (4,7%), Mato Grosso (3,7%), Santa Catarina (1,9%) e Rio de Janeiro (0,7%), todas com resultados superiores à média nacional.

O crescimento nessas localidades pode ser explicado por medidas que impactam diretamente a cadeia produtiva e o consumo das famílias. “A redução do ICMS sobre os combustíveis e o aumento de benefícios sociais modificam as tomadas de decisões por parte da produção, com tendência de antecipação, devido a essas medidas”, explica o analista da PIM Regional, Bernardo Almeida.

Dentre as altas para o mês de julho, Bernardo explica quais foram as principais indústrias responsáveis pelo crescimento em cada local. “O crescimento no Pará se deu principalmente pela indústria extrativista de minério de ferro. No Rio de Janeiro, o setor extrativo também é o grande responsável pela alta, mas destacamos o petróleo e gás natural. Em Santa Catarina temos os setores de máquinas e equipamentos e produtos de borracha e material plástico. Já em Mato Grosso, o principal setor que influenciou de forma positiva foi o setor de alimentos”, completa Almeida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui