Quando o homem deve procurar um urologista?

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

Conhecido pela atuação em cirurgias para tratar o câncer de próstata, a prostatectomia robótica, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes atua no ramo de urologia há mais de duas décadas, formado na UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, o médico formou-se mestre e doutor pela UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo, dessa maneira, perito no assunto, o Dr. fala à nossa redação sobre a importância de se consultar um médico e quando um homem deve buscar um urologista.

Os homens, em geral, tendem a ir menos frequentemente ao médico, em comparação às mulheres. Salvo exceções, eles não costumam marcar consultas e exames e esse fato é prejudicial e perigoso, uma vez que através de um diagnóstico precoce de alguma doença, as chances de cura e bons resultados no tratamento aumentam em grandes porcentagens.

Dessa forma, nota-se a importância de realizar consultas e exames de forma periódica. “Não é permitido deixar a saúde em segundo plano”, ressalta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Diga-se de passagem, os problemas masculinos, no que tange à urologia, são inúmeros, desde infecções na urina à câncer de próstata, sendo assim, é de suma importância consultar com o especialista para averiguar se tudo está dentro dos conformes.

As patologias que podem acometer a parcela masculina da população e que está dentro do campo urológico e que necessitam de um diagnóstico rápido e preciso são: fimose, dor nos testículos ou região, ejaculação retardada ou ejaculação rápida, curvatura peniana, dificuldade para realizar a micção, vasectomia e reversão, disfunção erétil (em geral, impotência), sangramento na ejaculação,câncer de próstata e/ ou possíveis lesões no pênis.

Dessa maneira, partindo deste princípio, na presença de qualquer alteração ou distúrbio, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes recomenda ir ao médico e realizar exames laboratoriais para averiguar possíveis problemas e saná-los da melhor forma possível e em um menor tempo possível, para oferecer conforto, saúde e qualidade de vida ao paciente.

Dito isso, anormalidades na urina, dores ou sensações estranhas, bem como um desconforto na região, todos esses elementos já são motivos para procurar um especialista em urologia. Dessa forma, enfatiza-se a importância e a necessidade de realizar exames e consultas médicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui