Tipos de tecido para conhecer e usar corretamente – por Leandra, Diva do Brás.

Diva do Brás
Diva do Brás

Diva do Brás comenta que mesmo a pessoa mais iniciante consegue identificar algumas características que o diferencia de um outro tecido por conta do peso, textura e  flexibilidade. 

Para aumentar seu conhecimento nesse universo da costura, Diva do Brás explica cada tipo de tecido. 

Tricoline:

Esse é um tipo de tecido super versátil, que por ser 100% de algodão, não desfia e fornece ótima sensação térmica e funciona bem tanto para costurar à máquina quanto para colar. 

Diva do Brás comenta que é utilizado para fazer camisas, saias, vestidos, batas, cartonagem, artesanatos em geral. Este é um tecido plano, portanto não tem elasticidade.

Malha:

Diva do Brás relata que a Malha é um tecido leve e macio, feita com tecidos 100% sintéticos, mas mesmo assim consegue permitir uma boa transpiração através do tecido, Diva do Brás explica que é um tecido ideal para fazer roupas que serão usadas em movimento, justamente porque a malha tem certa elasticidade e permite um conforto e liberdade bem grandes para quem está usando.

Roupinhas infantis e para pets, pijamas, camisetas, saias (tudo o que for confortável e não exigir muita “pompa”), pode ser produzido com esse tecido.

Cetim: 

Diva do Brás define esse tecido como um tanto refinado, apresentando um brilho bem característico, sendo um tecido sintético como a malha, porém, é produzido com a técnica de entrelaçamento, então não tem elasticidade. 

Para finalizar sobre o cetim, Diva do Brás revela que o cetim charmousse é ideal para roupas de festa, saias que precisem de alguma estrutura e caimento bonito, lenços e forros, já o cetim com elastano é utilizado para lingeries, pijamas, camisas e vestidos mais ajustados. 

Gabardine: 

Por fim, Diva do Brás expõe que este tecido é utilizado principalmente para a confecção de roupas de alfaiataria, como calças e casacos, sendo um tecido bastante rígido e macio ao toque. Diva do Brás finaliza dizendo que sua resistência faz com que ele seja ótimo para aplicações na decoração, como em almofadas e capas de sofá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui