Você sabe degustar vinho como um profissional?

Marco Antonio Carbonari, dono da vinícola Villa Santa Maria, diz que ao contrário do que se possa imaginar, a degustação de vinhos não é uma atividade exclusiva dos profissionais, que se dedicam a degustar aromas, sabores, acidez e outros elementos da bebida. Com prática e dedicação, você pode se tornar um grande enófilo.

A degustação de vinhos é uma atividade mais intimista com bebidas. Normalmente, ao comprar um rótulo, você costuma ter a impressão de um sommelier, que vai avaliar a particularidade da bebida. A etapa de degustação divide-se basicamente em três etapas: análise visual, olfativa e gustativa. A seguir, você vai compreender um pouco mais a respeito de cada etapa.

  • Análise visual: Para realizar a análise visual durante a degustação do vinho, devem ser utilizadas taças transparentes, pois as coloridas podem dificultar a avaliação. Marco Antonio Carbonari diz que o ideal é que a dose de degustação não esteja muito cheia, pois pode limitar o movimento de inclinação (para visualizar o tom da cor), e o movimento de rotação (para analisar o aroma) para elevar a temperatura ao nível desejado. Da borda do líquido para o meio, observe o tom do vinho. Preste atenção ao brilho do líquido e à presença de resíduos.
  • Aspecto olfativo: A rotação da taça é boa para analisar o aroma. O objetivo é ver se eles mudam após a oxigenação. Alguns vinhos emitem aromas gradualmente com base no tempo e na exposição ao oxigênio. O movimento de rotação tende a promover a concentração do aroma na parte superior da taça, o que é bom para a percepção. Um enófilo considera a relação do caráter do aroma frutado com o clima da região onde o rótulo foi produzido e o nível de maturação das uvas que o compõem.
  • Análise gustativa: Na análise de sabor, são avaliados o corpo, doçura, acidez, amargor e teor alcoólico do vinho. A acidez, que dá um aumento na salivação, é um ponto importante para qualquer tipo de vinho, por isso o sabor da bebida é agradável. Marco Antonio Carbonari diz que a acidez se destaca principalmente nos vinhos brancos. A origem desta característica está principalmente na uva e na produção da bebida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui